Agência Curitiba



Principais Notícias:



Curitiba terá Centro de Agricultura Urbana e Economia Criativa - 11/07/17

O prefeito Rafael Greca validou, nesta terça-feira (11/7), em reunião no Ippuc, o projeto do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa, a ser instalado na área anexa ao pátio de manobras de trens próximo à Rodoferroviária, na área do Vale do Pinhão. O empreendimento será fruto de parceria entre o município e a concessionária Rumo (antiga ALL), que assinarão um protocolo de intenções na próxima quinta-feira (13/7).

“Será uma escola de ecologia humana, uma evocação às antigas chácaras da região, desde o Barão do Capanema na área que deu origem ao Jardim Botânico. Do computador ao arado. Os cybercidadãos voltam a mexer na terra, porque semear é preciso”, disse o prefeito.
Construído a partir de uma proposta da Secretaria Municipal do Abastecimento, o projeto foi apresentado pelo arquiteto Paulo França, do setor de projetos Especiais do Ippuc, ao prefeito e aos secretários municipais do Abastecimento, Luiz Gusi; Meio Ambiente, Sérgio Tocchio; da Educação, Maria Sílvia Bacila; do Urbanismo, Marcelo Ferraz César; e aos presidentes do Ippuc, Reginaldo Reinert, do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira, e da Agência Curitiba, Frederico Lacerda.

Ecologia Humana

A área projetada para o centro é de 9.860 m². No local será promovido o plantio sustentável de hortifrútis nas mais diversas modalidades de cultivo. O projeto prevê o uso de energias renováveis, como a eólica e captação de água de chuva para a irrigação e também solar, além de composteira própria.
O centro contará ainda com uma sede em construção modular em contêineres e vagões, também com telhados verdes destinados ao plantio, onde haverá atividades administrativas, centros de apoio, auditório e restaurante-escola.
O repasse do terreno ao município já foi solicitado à União. O protocolo de intenções entre a Prefeitura e a Rumo será assinado nesta quinta-feira durante a inauguração da 24ª horta comunitária de Curitiba. Hoje a cidade conta com 848 famílias participantes das hortas urbanas numa área total de 410 mil metros quadrados espalhados por Curitiba. Das 392 escolas, 85 têm hortas comunitárias.

www.curitiba.pr.gov.br

Fotógrafo: Ari Dias / IPPUC




Vale do Pinhão recebe delegação da Holanda - 03/07/17

O Vale do Pinhão recebeu na sexta (30/6) a visita de uma comitiva de professores e estudantes da universidade holandesa de Twente. A comitiva veio fazer visitas técnicas na cidade e também conhecer o projeto do Vale do Pinhão e o espaço do Engenho da Inovação, no Rebouças.

“A Universidade de Twente desenvolve importantes projetos para a gestão e mobilidade urbana. Estamos estreitando relações, também com o Ippuc, para ações efetivas em Curitiba, com o Vale do Pinhão e na cooperação tecnológica entre os países”, comenta Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Nesta segunda-feira (3/7) os alunos e professores estão visitando as instalações e serviços do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), com destaque para as startups encubadas no local e os projetos Smart Cities e Smart Cities Kids, ambos apoiados pela Prefeitura de Curitiba.

www.curitiba.pr.gov.br

Fotógrafo: Cido Marques / FCC




Alunos apresentam projeto para o Vale do Pinhão - 29/06/17

Os alunos do curso de pós-graduação Inovação e Gestão do Futuro da faculdade Opet apresentaram nesta quinta-feira (29/6), no Engenho da Inovação, o projeto Universitário Inovador. O projeto visa integrar as universidades de Curitiba para apresentar soluções inovadoras para os problemas da cidade.

Na apresentação, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Reginaldo Reinert, detalhou a plataforma urbana na qual está inserido o Ecossistema de Inovação proposto como um novo vetor de desenvolvimento da cidade.

"O Vale do Pinhão tem localização estratégica em um perímetro propositalmente definido em meio a ativos de fomento ao desenvolvimento e à transformação da região num grande laboratório urbano", disse Reinert.

Centro da RMC

O projeto foi proposto pela professora Mariele Rieping em conjunto com os 14 alunos da primeira turma desta pós-graduação. Serão criados grupos com estudantes de diversos cursos das universidades de Curitiba. O Universitário Inovador terá 200 universitários divididos em 40 equipes de cinco integrantes cada, que irão desenvolver os projetos ao longo de um ano letivo. Ao final, cinco projetos serão escolhidos e premiados.
“Eu mudei de ramo na minha carreira, de análise de dados para a inovação, e não me arrependo. Estou muito animado com essas ações de inovação que estão acontecendo, o crescimento de startups e ações de incentivo, como o Vale do Pinhão”, comentou João Lucas Bueno, aluno da pós-graduação.
O projeto apresentado pelos alunos do Opet segue para estudo de viabilidade e marca mais uma parceria do Vale do Pinhão com a comunidade acadêmica. “A integração com as universidades, faculdades e outras instituições que promovem o conhecimento e a inovação integram o Vale do Pinhão. São iniciativas como essa que também motivam e fomentam a inovação na cidade”, comentou Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
No encontro, os representantes da faculdade Opet sugeriram a criação de uma pós-graduação específica do Vale do Pinhão, para expandir o conhecimento gerado no projeto.
Participam do projeto os alunos Alisson Santana, Angela Burak, Caio Lisboa, Carlos William Hara, Erica Cavalcante, Felipe Mendes Fabro, João Lucas, Lucas Percegona, Marcus Bittencourt, Stefany Conduta, Vanessa Cavalcante, Weiberlan Garcia, com a orientação da professora Mariele Rieping e a coordenação da professora Rafize dos Santos.

www.curitiba.pr.gov.br

Fotógrafa: Lucilia Guimarâes / FCC




Missão internacional conhece o projeto do Vale do Pinhão - 09/06/17

Os participantes do I Congresso Internacional da Onward, que está em missão técnica na cidade, conheceram nesta manhã o projeto do Vale do Pinhão e as instalações do Engenho da Inovação no bairro Rebouças. Os participantes também fizeram parte, ao longo desta semana, de uma missão técnica para conhecer o modelo de gestão da capital paranaense.

Criada há 15 anos, a Onward é uma organização dedicada à integração das cidades, cooperação técnica e ao desenvolvimento sustentável na América Latina. O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação apresentou o projeto do Vale do Pinhão, enfatizando o esforço de Curitiba para fomentar o ecossistema da inovação e a diretriz da atual gestão de incentivar ao desenvolvimento de novas tecnologias. “A visita da delegação reforça um dos pilares do Vale do Pinhão, que é a internacionalização. Deste tipo de encontro surgem parcerias e colaborações internacionais”, comentou Frederico Munhoz da Rocha Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento.

“Estamos muito impressionados com as soluções que Curitiba desenvolve para a cidade e como ela consegue manter e evoluir por décadas. O projeto do Vale do Pinhão é inspirador, no Panamá não temos nada parecido, apenas algumas ações feitas por iniciativa das universidades, mas não do poder público”, comenta Felix Gonzalez Polar, presidente do Onward Internacional.

Além do Vale do Pinhão a missão internacional conheceu os trabalhos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Urbanização S.A (Urbs), a Central de Abastecimento do Paraná S.A (Ceasa) e a Rua da Cidadania do Pinheirinho.

“Estamos levando os representantes dos oito países para visitarem os principais órgãos da cidade, fortalecendo as relações de Curitiba com a América Latina. Esse encontro está sendo realizado com a parceria de todos, sem custo para Prefeitura e órgãos envolvidos”, disse João Cordeiro, administrador da regional do Pinheirinho e organizador da comitiva.

www.curitiba.pr.gov.br

Fotógrafa: Lucilia Guimarães / FCC



Vídeos:






Galeria de Imagens:


Foto
Engenho da Inovação
Foto
Arcos do Engenho
Foto
Paço da Liberdade
Foto
Inauguração do Engenho da Inovação
Foto
Espaço Empreendedor
Foto
Conecta Engenho I